sábado, 29 de abril de 2017

Definição de Projeto de Aprendizagem: o que é? qual o papel do professor?



Projeto de Aprendizagem
O que é?


Para a definição e conceito de Projetos de Aprendizagens utilizaremos o artigo : “PROJETOS DE APRENDIZAGEM - UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR AMBIENTES TELEMÁTICOS’ . Neste  os autores relatam a experiência com o ambiente telemático AMADIS. Neste relato encontramos as respostas para algumas questões que fundamentam nossa prática com projetos.

Definição de projetos conforme o artigo:
O desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem é uma pedagogia que explora os princípios do construtivismo e dá suporte ao construcionismo - nela, o estudante constrói conhecimento a partir da exploração de uma questão de investigação. ( FAGUNDES et. al, 2006,p.29)
O que significa fazer um projeto de aprendizagem?
Fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. . ( FAGUNDES et. al, 2006,p.30)
 Qual o objetivo de um projeto de aprendizagem?
O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.
Em que consiste o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem?
 O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade. ( FAGUNDES et. al, 2006,p.30)
Qual o papel do professor  nos projetos de aprendizagem?
Na proposta de Projetos de Aprendizagem o papel do professor é orientado pelas diferentes funções que venha a assumir na interação com os estudantes (Fagundes et alli, 1999). Ele poderá ser um articulador entre objetivos, interesses e estilos de aprender dos alunos.

O desenvolvimento de Projetos de aprendizagem segue alguns passos:
Seleção da questão de investigação que está relacionada com a curiosidade das crianças;
Inventário dos conhecimentos: certezas e dúvidas. Certezas provisórias consiste naquelas certezas para as quais não conhecemos o fundamento e dúvidas temporárias.
Investigação que consiste no esclarecimento das dúvidas e validação das certezas.
Elaboração de um planodefinição das unidades de investigação com previsão de tempo para sua realização, delimitar os recursos necessários e  escolha da metodologia.
A validação de um item exige; coleta de informações, análise debates e a elaboração de uma síntese. . ( FAGUNDES et. al, 2006,p.29)
 O plano  deve ser flexível, pois com as investigações surgem novas dúvidas e  novas certezas que ocasiona a mudança de inventário e novo planejamento.



Referências bibliográficas
FAGUNDES, Léa da Cruz, ARAGÓN, Rosane, BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo, BITTENCOURT, Juliano de Vargas, MENEZES, Crediné Silva de, MONTEIRO, Valéria Cristina. Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, no. 1 (jan./abr. 2006), p. 29-39.


Métodos Globalizados de ensino

Projetos de Aprendizagem
Métodos Globalizados de ensino

Para conceituar os Projetos de aprendizagem, iniciamos com algumas ideias do Autor Zabala, que faz uma distinção entre métodos disciplinares e métodos globalizados de aprendizagem. Para refletirmos sobre a importância e relevância dos Projetos de aprendizagem, é necessário refletir sobre a concepção desses métodos e sua implicação em nossas práticas pedagógicas.
Zabala estabelece a diferença entre métodos disciplinares e métodos globalizados da seguinte forma:
                               A diferença básica entre os modelos de organização disciplinares e os métodos globalizados é que neste último as disciplinas  como tal, não são a finalidade básica do ensino , mas tem a função de proporcionar os meios ou instrumentos que  devem facilitar a realização dos objetivos educacionais. ( ZABALA, 2008 ,p. 145)

Introduz o conceito de  métodos globalizador da seguinte forma:

 Nesses sistemas, os conteúdos de aprendizagem e sua organização em unidades didáticas somente são relevantes em função de sua capacidade para compreender uma realidade que sempre se manifesta globalmente. ( ZABALA, 2008,p. 144)

Para o autor existe entre os métodos disciplinares e métodos globalizados uma diferença de concepção quanto ao papel do ensino, sendo que as prioridades e o foco diferem. Nos modelos disciplinares a prioridade são as matérias e sua aprendizagem , sendo que nos métodos globalizados o foco é o aluno e suas necessidades  educacionais gerais.
Fazendo uma síntese esquemática , a partir de uma perspectiva educacional o autor  estabelece três graus das relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Multidisciplinariedade: os conteúdos escolares se apresentam por disciplinas independentes umas das outras.

Interdisciplinariedade: é a interacção entre dois ou mais disciplinas, que pode variar de simples   comunicação de idéias para a integração recíproca dos conceitos fundamentais e teoria do conhecimento, metodologia e pesquisa de dados. 

Transdisciplinariedade É o grau máximo de relações entre disciplinas, por isso é uma ntegração global dentro sistema de totalização. Este sistema fornece uma unidade de interpretação, o objetivo   de criar uma ciência para explicar a realidade sem subdivisões.

Os métodos globalizados surgem quando o aluno converte-se em protagonista de suas aprendizagens. O foco ou fio condutor da educação, antes as disciplinas , passam a ser o aluno: as suas capacidades , interesses e sua motivação. Desta forma a opção pelo método globalizado e por esta organização de conteúdos, transforma  a essência da aprendizagem pois define o que queremos alcançar com a educação. Coloca o aluno em lugar de protagonista, capaz de fazer escolhas e construir na ação seu conhecimento e o professor passa a ser o mediador que desafia o aluno para a ação.

Referências bibliográficas:
VIDIELLA, Antoni Zabala. La práctica educativa: cómo enseñar. Colofón:Graó, 2006.