sábado, 29 de abril de 2017

Métodos Globalizados de ensino

Projetos de Aprendizagem
Métodos Globalizados de ensino

Para conceituar os Projetos de aprendizagem, iniciamos com algumas ideias do Autor Zabala, que faz uma distinção entre métodos disciplinares e métodos globalizados de aprendizagem. Para refletirmos sobre a importância e relevância dos Projetos de aprendizagem, é necessário refletir sobre a concepção desses métodos e sua implicação em nossas práticas pedagógicas.
Zabala estabelece a diferença entre métodos disciplinares e métodos globalizados da seguinte forma:
                               A diferença básica entre os modelos de organização disciplinares e os métodos globalizados é que neste último as disciplinas  como tal, não são a finalidade básica do ensino , mas tem a função de proporcionar os meios ou instrumentos que  devem facilitar a realização dos objetivos educacionais. ( ZABALA, 2008 ,p. 145)

Introduz o conceito de  métodos globalizador da seguinte forma:

 Nesses sistemas, os conteúdos de aprendizagem e sua organização em unidades didáticas somente são relevantes em função de sua capacidade para compreender uma realidade que sempre se manifesta globalmente. ( ZABALA, 2008,p. 144)

Para o autor existe entre os métodos disciplinares e métodos globalizados uma diferença de concepção quanto ao papel do ensino, sendo que as prioridades e o foco diferem. Nos modelos disciplinares a prioridade são as matérias e sua aprendizagem , sendo que nos métodos globalizados o foco é o aluno e suas necessidades  educacionais gerais.
Fazendo uma síntese esquemática , a partir de uma perspectiva educacional o autor  estabelece três graus das relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Multidisciplinariedade: os conteúdos escolares se apresentam por disciplinas independentes umas das outras.

Interdisciplinariedade: é a interacção entre dois ou mais disciplinas, que pode variar de simples   comunicação de idéias para a integração recíproca dos conceitos fundamentais e teoria do conhecimento, metodologia e pesquisa de dados. 

Transdisciplinariedade É o grau máximo de relações entre disciplinas, por isso é uma ntegração global dentro sistema de totalização. Este sistema fornece uma unidade de interpretação, o objetivo   de criar uma ciência para explicar a realidade sem subdivisões.

Os métodos globalizados surgem quando o aluno converte-se em protagonista de suas aprendizagens. O foco ou fio condutor da educação, antes as disciplinas , passam a ser o aluno: as suas capacidades , interesses e sua motivação. Desta forma a opção pelo método globalizado e por esta organização de conteúdos, transforma  a essência da aprendizagem pois define o que queremos alcançar com a educação. Coloca o aluno em lugar de protagonista, capaz de fazer escolhas e construir na ação seu conhecimento e o professor passa a ser o mediador que desafia o aluno para a ação.

Referências bibliográficas:
VIDIELLA, Antoni Zabala. La práctica educativa: cómo enseñar. Colofón:Graó, 2006.


Um comentário:

  1. Muito boa síntese sobre os métodos globalizados.
    Um aspecto que merece destaque: nessa proposta o conteúdo é subjacente ao projeto, ou seja, emerge nesse processo, através da pesquisa e não vem anteriormente "imposto" pelo professor/a.
    Fátima, os textos estão sendo organizados de forma colaborativa pelo grupo?

    ResponderExcluir