Projetos de Aprendizagem
Métodos Globalizados de
ensino
Projetos de Aprendizagem
Métodos Globalizados de
ensino
Para
conceituar os Projetos de aprendizagem, iniciamos com algumas ideias do Autor Zabala,
que faz uma distinção entre métodos disciplinares e métodos globalizados de
aprendizagem. Para refletirmos sobre a importância e relevância dos Projetos de
aprendizagem, é necessário refletir sobre a concepção desses métodos e sua implicação
em nossas práticas pedagógicas.
Zabala estabelece a diferença entre métodos disciplinares e métodos globalizados
da seguinte forma:
A diferença
básica entre os modelos de organização disciplinares e os métodos globalizados é
que neste último as disciplinas como
tal, não são a finalidade básica do ensino , mas tem a função de proporcionar
os meios ou instrumentos que devem
facilitar a realização dos objetivos educacionais. ( ZABALA, 2008 ,p. 145)
Introduz o conceito de métodos globalizador da seguinte forma:
Nesses sistemas, os conteúdos de aprendizagem
e sua organização em unidades didáticas somente são relevantes em função de sua
capacidade para compreender uma realidade que sempre se manifesta globalmente. (
ZABALA, 2008,p. 144)
Para
o autor existe entre os métodos disciplinares e métodos globalizados uma
diferença de concepção quanto ao papel do ensino, sendo que as prioridades e o
foco diferem. Nos modelos disciplinares a prioridade são as matérias e sua
aprendizagem , sendo que nos métodos globalizados o foco é o aluno e suas necessidades
educacionais gerais.
Fazendo uma síntese esquemática , a partir de uma perspectiva educacional o autor estabelece três graus das relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Fazendo uma síntese esquemática , a partir de uma perspectiva educacional o autor estabelece três graus das relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Multidisciplinariedade: os conteúdos escolares se apresentam por disciplinas independentes umas das outras.
Interdisciplinariedade: é a interacção entre dois ou mais disciplinas, que pode variar de simples comunicação de idéias para a integração recíproca dos conceitos fundamentais e teoria do conhecimento, metodologia e pesquisa de dados.
Transdisciplinariedade É o grau máximo de relações entre disciplinas, por isso é uma ntegração global dentro sistema de totalização. Este sistema fornece uma unidade de interpretação, o objetivo de criar uma ciência para explicar a realidade sem subdivisões.
Os
métodos globalizados surgem quando o aluno converte-se em protagonista de suas
aprendizagens. O foco ou fio condutor da educação, antes as disciplinas ,
passam a ser o aluno: as suas capacidades , interesses e sua motivação. Desta
forma a opção pelo método globalizado e por esta organização de conteúdos, transforma
a essência da aprendizagem pois define o
que queremos alcançar com a educação. Coloca o aluno em lugar de protagonista,
capaz de fazer escolhas e construir na ação seu conhecimento e o professor
passa a ser o mediador que desafia o aluno para a ação.
Referências
bibliográficas:
VIDIELLA, Antoni
Zabala. La práctica educativa: cómo enseñar. Colofón:Graó, 2006.
Muito boa síntese sobre os métodos globalizados.
ResponderExcluirUm aspecto que merece destaque: nessa proposta o conteúdo é subjacente ao projeto, ou seja, emerge nesse processo, através da pesquisa e não vem anteriormente "imposto" pelo professor/a.
Fátima, os textos estão sendo organizados de forma colaborativa pelo grupo?