sábado, 29 de abril de 2017

Definição de Projeto de Aprendizagem: o que é? qual o papel do professor?



Projeto de Aprendizagem
O que é?


Para a definição e conceito de Projetos de Aprendizagens utilizaremos o artigo : “PROJETOS DE APRENDIZAGEM - UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR AMBIENTES TELEMÁTICOS’ . Neste  os autores relatam a experiência com o ambiente telemático AMADIS. Neste relato encontramos as respostas para algumas questões que fundamentam nossa prática com projetos.

Definição de projetos conforme o artigo:
O desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem é uma pedagogia que explora os princípios do construtivismo e dá suporte ao construcionismo - nela, o estudante constrói conhecimento a partir da exploração de uma questão de investigação. ( FAGUNDES et. al, 2006,p.29)
O que significa fazer um projeto de aprendizagem?
Fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. . ( FAGUNDES et. al, 2006,p.30)
 Qual o objetivo de um projeto de aprendizagem?
O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.
Em que consiste o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem?
 O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade. ( FAGUNDES et. al, 2006,p.30)
Qual o papel do professor  nos projetos de aprendizagem?
Na proposta de Projetos de Aprendizagem o papel do professor é orientado pelas diferentes funções que venha a assumir na interação com os estudantes (Fagundes et alli, 1999). Ele poderá ser um articulador entre objetivos, interesses e estilos de aprender dos alunos.

O desenvolvimento de Projetos de aprendizagem segue alguns passos:
Seleção da questão de investigação que está relacionada com a curiosidade das crianças;
Inventário dos conhecimentos: certezas e dúvidas. Certezas provisórias consiste naquelas certezas para as quais não conhecemos o fundamento e dúvidas temporárias.
Investigação que consiste no esclarecimento das dúvidas e validação das certezas.
Elaboração de um planodefinição das unidades de investigação com previsão de tempo para sua realização, delimitar os recursos necessários e  escolha da metodologia.
A validação de um item exige; coleta de informações, análise debates e a elaboração de uma síntese. . ( FAGUNDES et. al, 2006,p.29)
 O plano  deve ser flexível, pois com as investigações surgem novas dúvidas e  novas certezas que ocasiona a mudança de inventário e novo planejamento.



Referências bibliográficas
FAGUNDES, Léa da Cruz, ARAGÓN, Rosane, BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo, BITTENCOURT, Juliano de Vargas, MENEZES, Crediné Silva de, MONTEIRO, Valéria Cristina. Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, no. 1 (jan./abr. 2006), p. 29-39.


Um comentário:

  1. Excelente texto. Retoma o passo a passo de um PA, partindo de uma das leituras indicadas na interdisciplina. Esses passos, agora, são colocados em ação junto às turmas em que vocês estão atuando.

    ResponderExcluir