Projetos de Aprendizagem
Mãos à obra
Diante do desafio proposto pela
Interdisciplina Projetos pedagógicos em Ação , ou seja implementar Projetos de
Aprendizagem nas turmas em que atuamos, refletimos sobre a relevância de
construir com os alunos esses projetos.
Frente
a era da informação que expõe as crianças e adolescentes a excesso de
informações e estímulos via conexão, precisamos atuar com práticas pedagógicas
que desenvolvam novas competências. Esse contexto criado pelas mídias digitais,
traz a necessidade de buscarmos métodos para desenvolver competências que
instrumentalizem o aluno para interagir e habitar esse mundo novo.. Leia da Cruz Fagundes, expõe algumas
dessas competências, dentre elas:
- Atualizar fontes de informação e desenvolver
talentos/competências em todas áreas, impedindo que as defasagens aumentem;
- Desenvolver atitudes e valores para a convivência com
autonomia e cooperação;
- Desenvolver novas habilidades para uma mesma profissão
cujas atividades variam e se transformam rapidamente. (FAGUNDES, 2006, p.13).
A metodologia de Projetos de
aprendizagem possibilita ao aluno alcançar seu poder de reflexão, de busca
autônoma de soluções para os problemas enfrentados no cotidiano.
Parece que já é evidente, para a maioria, que quando
falamos em Projetos de Aprendizagem, estamos nos referindo a uma proposta de
trabalho, em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que
nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas
para elas. Parece que já está claro também que, neste processo , há um
princípio de liberdade, dentro de uma estrutura flexível e em rede, que
possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com
professores, colegas e a sociedade em geral. ( MAGDALENA, 2003, p. 01)
A importância deste método que passamos a implementar em nossas turmas é que o aluno passa a ser sujeito de suas aprendizagens, fortalecendo sua autonomia, sua autoria, seu aprender a aprender, desenvolvendo com essa ação novas competências.
Para o professor não basta ser um
profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que
torne a pesquisa uma constante em sua sala de aula, de modo que o aluno deixe
de ser objeto, aquele que não age, que apenas ouve e recebe o conhecimento por
osmose e passe a ser sujeito, aquele que
busca o conhecimento. Desenvolver o falar, o ouvir, o ler e escrever é um dos
objetivos da educação. Assim formamos um aluno reflexivo, questionador e
competente, crítico e ativo. À medida que o aluno questiona a realidade, ele
está conquistando a sua autonomia. (DEMO, 2000).
DEMO, Educar pela pesquisa. 9ª
Edição. Campinas, SP: Autores associados,2011.
FAGUNDES, Léa da
Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! São Paulo:
Agência Espacial Brasileira, 2006.
MAGDALENA, Beatriz;
COSTA, Iris. Internet em Sala de Aula:
com a palavra as professoras. Porto Alegre: Artmed, 2003.
O texto retoma elementos centrais sobre o desenvolvimento do PA, trazendo a experiência vivida no eixo IV e, ainda, os textos e leituras indicadas.
ResponderExcluirParabéns.