segunda-feira, 1 de maio de 2017

Projetos de Aprendizagem - metodologia de ação

Projetos de Aprendizagem
Mãos à obra


Diante do desafio proposto pela Interdisciplina Projetos pedagógicos em Ação , ou seja implementar Projetos de Aprendizagem nas turmas em que atuamos, refletimos sobre a relevância de construir com os alunos esses projetos.
Frente a era da informação que expõe as crianças e adolescentes a excesso de informações e estímulos via conexão, precisamos atuar com práticas pedagógicas que desenvolvam novas competências. Esse contexto criado pelas mídias digitais, traz a necessidade de buscarmos métodos para desenvolver competências que instrumentalizem o aluno para interagir e habitar esse mundo novo.. Leia da Cruz Fagundes, expõe algumas dessas competências, dentre elas:

- Atualizar fontes de informação e desenvolver talentos/competências em todas áreas, impedindo que as defasagens aumentem;
- Desenvolver atitudes e valores para a convivência com autonomia e cooperação;
- Desenvolver novas habilidades para uma mesma profissão cujas atividades variam e se transformam rapidamente. (FAGUNDES, 2006, p.13).

 A metodologia de Projetos de aprendizagem possibilita ao aluno alcançar seu poder de reflexão, de busca autônoma de soluções para os problemas enfrentados no cotidiano.

Parece que já é evidente, para a maioria, que quando falamos em Projetos de Aprendizagem, estamos nos referindo a uma proposta de trabalho, em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. Parece que já está claro também que, neste processo , há um princípio de liberdade, dentro de uma estrutura flexível e em rede, que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade em geral. ( MAGDALENA, 2003, p. 01)
                                         
Os projetos elaborados no Semestre anterior, proporcionaram o exercício de uma proposta de trabalho baseada na investigação, partindo de nossos interesses, pontuados pelas perguntas e a busca autônoma e colaborativa de respostas.  Com questões significativas, buscamos meios de resposta  elaborando nossos planos de investigação. Passamos do conceito teórico do saber, para o conceito prático de saber fazer. Essa prática propiciou uma escrita autoral, a colaboração e a autonomia na busca de respostas. Aprendizagem que será concretizada agora nos projetos que serão implementados nas turmas em que atuamos. Com os conhecimentos construídos com os Projetos, passamos a mediar e orientar os Projetos que serão elaborados pelos alunos.
         A importância deste método que passamos a implementar em nossas turmas é que o aluno passa a ser sujeito de suas aprendizagens, fortalecendo sua autonomia, sua autoria, seu aprender a aprender, desenvolvendo com essa ação novas competências.

Para o professor não basta ser um profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que torne a pesquisa uma constante em sua sala de aula, de modo que o aluno deixe de ser objeto, aquele que não age, que apenas ouve e recebe o conhecimento por osmose e passe a  ser sujeito, aquele que busca o conhecimento. Desenvolver o falar, o ouvir, o ler e escrever é um dos objetivos da educação. Assim formamos um aluno reflexivo, questionador e competente, crítico e ativo. À medida que o aluno questiona a realidade, ele está conquistando a sua autonomia. (DEMO, 2000).




DEMO, Educar pela pesquisa. 9ª Edição. Campinas, SP: Autores associados,2011.
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006.
MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Iris. Internet em Sala de Aula: com a palavra as professoras. Porto Alegre: Artmed, 2003.






Um comentário:

  1. O texto retoma elementos centrais sobre o desenvolvimento do PA, trazendo a experiência vivida no eixo IV e, ainda, os textos e leituras indicadas.

    Parabéns.

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