segunda-feira, 1 de maio de 2017

Questão de investigação BULLYING



Interdisciplina Projeto Pedagógico em ação
Projetos de aprendizagem
Questão de investigação
BUllying

A seleção da questão de investigação surgiu pela observação de fatos ocorridos na turma do 3º Ano A em que atuo como professora Alfabetizadora.  A título de explicitar os argumentos da escolha feita, exponho breve relato do cotidiano da turma. No início do ano letivo percebi um aluno com atitudes bastante agressivas, fazendo uso de palavrões, tentando agredir fisicamente os colegas de turma. Em uma conversa para mediar o que estava acontecendo ele relatou que sofria Bullying,  que sofria agressões durante o recreio e se estendiam nas brincadeiras de rua. Chorou muito e pediu ajuda, pois agredia para revidar o sofrimento causado pelos colegas.

Voltei à turma e perguntei o que era Bullying, as respostas foram:
Agredir as pessoas, ofender as pessoas; rir dos colegas; falar palavrões; chamar as pessoas de negão;  agredir as pessoas; chamar as pessoas de Nanico;  agressões físicas; chamar as pessoas de boiola; agredir com palavras; chamar as pessoas de baleia assassina; fazer comentários sobre a mãe; machucar as pessoas; chamar de gorda; dar chute nas pessoas e fazer fofoca.

Conversamos sobre as respostas e perguntei se na escola observavam prática de Bullying e alguns alunos relataram os casos observados.
Na aula do dia seguinte questionei se conheciam o significado da palavra BULLYING, conversamos sobre a forma de escrita e alguns alunos observaram o uso do Y e dos dois LL.  Fomos então ao Laboratório de Informática e pesquisamos o significado da palavra.
Após a pesquisa , já na sala de aula, os alunos foram convidados a ler as anotações realizadas no LABIN e compartilhar com os colegas. Após a leitura de alguns alunos, fizemos um esquete sobre o Bulliyng. Cinco alunos representaram situações de Bulliyng que acontecem durante a aula, no jogo de futebol, no recreio e na saída da escola. Solicitei 5 voluntários, expliquei a proposta da dramatização e eles improvisaram com muito talento.
Depois das dramatizações os alunos foram convidados a relatar o que havia de comum em cada esquete apresentada pelos colegas. Alguns relataram que haviam situações de agressões físicas ou verbais. Fui fazendo provocações e chegamos as evidências da prática de Bulying.
Durante reunião com os pais, relatei o que estava acontecendo e expliquei a proposta de elaborar um Projeto de aprendizagem, os pais colocaram-se à disposição para ajudar e já estão enviando vídeos para enriquecer o trabalho.



4 comentários:

  1. Olá, Fátima lendo ás suas postagens, percebi que somente você esta escrevendo. Fiquei com dúvidas, o blog é do grupo ou é seu individual?. As colegas estão participando do projeto junto com você? Por favor preciso que me respondam a estos questionamentos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Del Carmem, conforme relatei, todas estão envolvidas. Temos realizado reuniões presenciais para discutir sobre o Projeto e conversado via Whats App.

      Excluir
  2. Fátima, parabéns pelo andamento da Meta 2: elaboração do inventário de conhecimentos, mapeamento de dúvidas e certezas, pela interatividade do projeto junto às famílias e início da coleta de materiais e informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Estamos muito empolgadas com o Projeto de aprendizagem. O Bullying é um tema que deveria estar presente em todas escolas, pois o sofrimento causado por esta agressão pode resultar em transtornos depressivos e em casos mais graves tentativas de suicídio! Envolver as famílias em parcerias é uma forma de dar continuidade ao trabalho da escola! Talvez este projeto seja implementado com oficinas para e com os pais de alunos como multiplicadores. Abraços! obrigada pelos comentários!

      Excluir