Interdisciplina
Projeto Pedagógico em ação
Projetos
de aprendizagem
Questão
de investigação
BUllying
A
seleção da questão de investigação surgiu pela observação de fatos ocorridos na
turma do 3º Ano A em que atuo como professora Alfabetizadora. A título de explicitar os argumentos da escolha
feita, exponho breve relato do cotidiano da turma. No início do ano letivo percebi
um aluno com atitudes bastante agressivas, fazendo uso de palavrões, tentando
agredir fisicamente os colegas de turma. Em uma conversa para mediar o que
estava acontecendo ele relatou que sofria Bullying, que sofria agressões durante o recreio e se
estendiam nas brincadeiras de rua. Chorou muito e pediu ajuda, pois agredia
para revidar o sofrimento causado pelos colegas.
Voltei
à turma e perguntei o que era Bullying, as respostas foram:
Agredir as pessoas, ofender as pessoas;
rir dos colegas; falar palavrões; chamar as pessoas de negão; agredir as pessoas; chamar as pessoas de
Nanico; agressões físicas; chamar as pessoas
de boiola; agredir com palavras; chamar as pessoas de baleia assassina; fazer
comentários sobre a mãe; machucar as pessoas; chamar de gorda; dar chute nas
pessoas e fazer fofoca.
Conversamos
sobre as respostas e perguntei se na escola observavam prática de Bullying e
alguns alunos relataram os casos observados.
Na
aula do dia seguinte questionei se conheciam o significado da palavra BULLYING,
conversamos sobre a forma de escrita e alguns alunos observaram o uso do Y e
dos dois LL. Fomos então ao Laboratório
de Informática e pesquisamos o significado da palavra.
Após
a pesquisa , já na sala de aula, os alunos foram convidados a ler as anotações
realizadas no LABIN e compartilhar com os colegas. Após a leitura de alguns
alunos, fizemos um esquete sobre o Bulliyng. Cinco alunos representaram situações
de Bulliyng que acontecem durante a aula, no jogo de futebol, no recreio e na
saída da escola. Solicitei 5 voluntários, expliquei a proposta da dramatização
e eles improvisaram com muito talento.
Depois
das dramatizações os alunos foram convidados a relatar o que havia de comum em
cada esquete apresentada pelos colegas. Alguns relataram que haviam situações de
agressões físicas ou verbais. Fui fazendo provocações e chegamos as evidências
da prática de Bulying.
Durante
reunião com os pais, relatei o que estava acontecendo e expliquei a proposta de
elaborar um Projeto de aprendizagem, os pais colocaram-se à disposição para
ajudar e já estão enviando vídeos para enriquecer o trabalho.
Olá, Fátima lendo ás suas postagens, percebi que somente você esta escrevendo. Fiquei com dúvidas, o blog é do grupo ou é seu individual?. As colegas estão participando do projeto junto com você? Por favor preciso que me respondam a estos questionamentos.
ResponderExcluirAbraços
Olá Del Carmem, conforme relatei, todas estão envolvidas. Temos realizado reuniões presenciais para discutir sobre o Projeto e conversado via Whats App.
ExcluirFátima, parabéns pelo andamento da Meta 2: elaboração do inventário de conhecimentos, mapeamento de dúvidas e certezas, pela interatividade do projeto junto às famílias e início da coleta de materiais e informações.
ResponderExcluirOi, Aline! Estamos muito empolgadas com o Projeto de aprendizagem. O Bullying é um tema que deveria estar presente em todas escolas, pois o sofrimento causado por esta agressão pode resultar em transtornos depressivos e em casos mais graves tentativas de suicídio! Envolver as famílias em parcerias é uma forma de dar continuidade ao trabalho da escola! Talvez este projeto seja implementado com oficinas para e com os pais de alunos como multiplicadores. Abraços! obrigada pelos comentários!
Excluir