quinta-feira, 18 de maio de 2017

Como está acontecendo o projeto de aprendizagem no Maternal 2

Desde que iniciamos o projeto no maternal 2, tenho observado o comportamento da turma em relação às atividades.
Numa das atividades propostas, a ideia era que se fizesse um desenho para o amigo que estava sentado ao lado.
Foram diversos desenhos, dos mais variados. Desenhos com crianças jogando bola, desenho de boneca, carrinho e desenhos abstratos.
Um dos desenhos me chamou a atenção. Foi o desenho de uma criança que brincava sozinha. Quando perguntei o motivo dele brincar sozinho, ele respondeu que não tinha amigos.
Depois mostrei para as crianças, todos os desenhos que foram feitos.
Perguntei se achavam que era bom brincar sozinho. Todos disseram que não, que é triste.
Diante disso, conversamos sobre como podemos melhorar nossa amizade em sala de aula.
As respostas foram:
Brincar com mais colegas, não deixar ninguém sozinho, não brigar com os colegas.
Em seguida fomos para o pátio e brincamos todos juntos.

Um comentário:

  1. É interessante o quanto a pedagogia de projetos permite que os/as alunos/as falem, expressem suas representações e sentimentos.
    Mesmo num Maternal I, onde a realização de um PA é um desafio, percebo em seu relato que o aluno conseguiu se expressar, manifestar seu sentimento e a turma pode refletir, dialogar, trocar e encontrar uma estratégia de socialização cooperativa e solidária.
    Nessa situação os desenhos funcionam como uma escrita, uma leitura de mundo...
    Abraços.

    ResponderExcluir