domingo, 7 de maio de 2017

Mapeamento da Turma - Verlaine Maciel

Eu trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo localizada em Caxias do Sul. A escola é bem pequena, atende crianças de Educação Infantil de 04 e 05 anos e estudantes do 1º ao 4º Ano. Neste ano eu estou trabalhando com a turma de Educação Infantil etapa A. A turma é composta por 20 crianças e todos já têm 04 anos completos. Na turma há 13 meninos e 07 meninas.
As brincadeiras preferidas envolvem mais agitação e movimentos amplos por parte dos meninos, que por estarem em maior número, acabam dominando os espaços. Percebi que por estarem na fase egocêntrica, têm dificuldades para compartilharem dos mesmos espaços e das mesmas brincadeiras, disputando constantemente os brinquedos e materiais.
Através da entrevista com as famílias descobri que a grande maioria não havia frequentado escolas maternais, sendo esta a sua primeira experiência escolar.
A proposta é realizar um trabalho sobre amizade e respeito. Sendo assim, iniciei um trabalho sobre Monteiro Lobato e com auxílio de uma boneca Emília "gigante" que diariamente vai para casa com cada criança para interagir com as famílias, tem feito questionamentos sobre como foi a visita, qual foi o tratamento dado à Emília, Se brincarem com ela, emprestaram seus pertences,..
Enfim estes questionamentos são subsídios para eu intervir e falar sobre amizade, respeito, compartilhamentos,...
Fonte:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719261355-boneca-emilia-gigante-com-encaixe-nas-mos-pes-105cm-altura-_JM





2 comentários:

  1. Olá, Verlaine muito bom o tema do Projeto de Aprendizagem. Vemos que hoje, a maioria dos alunos não respeitam a individualidade dos colegas, através de brincadeiras de mau gosto, de palavras, de gestos, de apelidos. Esta de parabéns com o tema respeito e amizade, acredito que isto deve ser estimulado desde pequenos, para quando chegam no primeiro ano, e em diante, saibam como trata, respeitar os colegas de turma, da escola e demais envolvidos na escola. Pode nos contar como esta sendo a interação da boneca com os alunos na escola e na sua família?
    Abraços
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Verlaine, o projeto tem o "rosto" da Ed. Infantil.
    A boneca me faz lembrar de um conceito do psicanalista infantil Donald Winnicott, de "objeto transicional", sendo um "objeto" que faz o trânsito, a ponte entre a criança e seu mundo, suas percepções e sentimentos, a criança e o outro, auxiliando-a a se expressar, a elaborar novas aprendizagens, sensações etc.
    Destaco positivamente o envolvimento das famílias no projeto.
    Abraços.

    ResponderExcluir