segunda-feira, 12 de junho de 2017

MAPA CONCEITUAL 3º ANO A

Projetos de aprendizagem

Mãos à obra- como está acontecendo no 3°ANO
MAPA CONCEITUAL

                A turma do 3º  ano está realizando o projeto de Aprendizagem com o tema BULLYING. Após muitas atividades definimos as certezas provisórias e dúvidas temporárias. Até o momento tivemos como atividades do Projeto: pesquisas no LABIN, contação de histórias e exibição de filmes, conforme relatado em postagens anteriores.
                Com base nestas reflexões sobre o tema a turma elaborou um MAPA CONCEITUAL. Foi elaborado colaborativamente. Inicialmente expliquei o que é um mapa conceitual e perguntei quem conhecia. Um aluno que participa de Projeto no SESI já havia visualizado e contribuiu com seu relato. Após iniciei escrevendo a palavra BULLYING no centro do quadro e fui registrando as contribuições de cada aluno. Com cuidado para que todos pudessem participar, estimulando os mais tímidos para que também falassem e manifestassem suas ideias. Após o registro no quadro, comentamos sobre o conteúdo do Mapa. Em anexo o Mapa da aluna  Maria Eduarda Nunes Lopes.




      O MAPA CONCEITUAL foi elaborado com as contribuições de cada aluno. Minha mediação ocorreu no sentido de definir alguns verbos para fazer a ligação das ideias com coerência. Também como já comentado, para propiciar o desenvolvimento da autonomia, é necessário um estímulo e incentivo maios para que os alunos mais tímidos falem e não fiquem somente aqueles com maior facilidade de comunicação dominado as atividades que envolvem oralidade.
      A cada etapa do Projeto fica mais evidenciado esta metodologia de trabalho pedagógico como pratica capaz de propiciar a participação dos alunos. Fica comprovado também a importância de valorizar em nossa rotina de sala de aula o conhecimento prévio dos alunos. Os alunos não , como pensavam alguns educadores, " Uma tabula rasa". As crianças possuem muitas informações e conhecimentos . O que precisamos, como professores é possibilitar espaços de escuta ativa que possibilitem o reforço da autonomia, propiciando espaços cada vez maiores de participação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário