Eis a nossa pesquisa
Mas o que é amizade e respeito pelo colega?
Para conhecer nossos alunos, sempre fazemos uma entrevista com os pais logo que a criança entra na escola. Nessa entrevista, ficamos conhecendo um pouco mais sobre o aluno e sobre sua família também.
Temos crianças que vivem com pais morando junto, pais separados, crianças morando com os avós, crianças que não veem o pai, crianças com pais presidiários, pais desconhecidos e outras diferentes estruturas de família.
De acordo com o comportamento do aluno em sala de aula, procuramos analisar o momento pelo qual está passando na sua vida pessoal, em família, para apresentar tal reação.
Achei que seria pertinente envolver a família nesse projeto e com suas contribuições desenvolver nosso plano de ação.
Diante do tema de nossa pesquisa, sobre amizade e respeito, foi elaborado o plano de ação para responder nossa pergunta.
Através de recado enviado em agenda, foi solicitado às famílias que conversasse com a criança sobre o que ser amigo e o que é ter respeito pelo colega.
Depois da conversa, os pais deveriam enviar para a escola, um relato sobre conversa que tiveram com seu filho.
Com as crianças, a cada dia ter uma atividade relacionada ao tema amizade e respeito,
Atividades como jogos com regras (memória, pular corda, jogar bola)
Formar fila por tamanho, fila só de meninos, fila só de meninas.
Visitar a biblioteca e ouvir uma história. Depois uma criança reconta a história para os colegas, respeitando quem já contou e quem ainda não contou história para os colegas.
Escolher o ajudante do dia, respeitando quem ainda não foi ajudante.
Dinâmicas com o dado de figuras (abraço, dar a mão, beijar).
Visitar a brinquedoteca, brincando e guardando tudo em seu devido lugar, ajudando o colega se necessário.
Assim estamos desenvolvendo nosso projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário