segunda-feira, 5 de junho de 2017

Mediação do PA- Fundamentação teórica

Projetos de aprendizagem

Mãos à obra- como está acontecendo no 3°ANO
Mediação do projeto de aprendizagem

A premissa do projeto de Aprendizagem é que a escolha da questão de investigação  parte dos alunos. O que eles  têm curiosidade e interesse em conhecer. Como já relatado em postagens anteriores a questão surgiu do sofrimento real de um aluno do 3º Ano, desta forma, as reflexões dos alunos são baseadas em muitas vivências reais do cotidiano escolar.
Diante desta realidade, percebo que para mediar o projeto de aprendizagem,  é necessário que a curiosidade e a busca de respostas também tenha sentido para mim, como  professora.
Esta questão de investigação despertou minha vontade de conhecer sobre o tema para mediar este Projeto. Desta forma, para fundamentar o conhecimento sobre o assunto participei como ouvinte da palestra disponibilizada pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS. A palestra : Implicações do bullying na saúde mental de crianças e adolescentes, com Profª. Drª. Danielle da Costa e Profª. Drª. Luciana Tisser. Conforme afirmou a Dra Luciana: A escola tem o compromisso de formar grupos multiplicadores de combate ao Bullying.
Também na busca de referências para fundamentar o Projeto encontrei o livro: Bullying Mentes perigosas nas escolas.. Bastante didático, traz informações importantes como tipos de Bullying, consequências  e  os protagonistas da agressão.
A busca de referencial teórico possibilita a mediação das aprendizagens. Quando pesquisamos, fundamentamos os desafios que vamos lançar aos alunos para que desenvolvam seus próprios  projetos.

Referências:
Silva, Ana  Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. São Paulo: Globo, 2015.

Palestra : Implicações do bullying na saúde mental de crianças e adolescentes, com Profª. Drª. Danielle da Costa e Profª. Drª. Luciana Tisser.







2 comentários:

  1. Fátima, parabenizo sua iniciativa de pesquisar e aprofundar conhecimentos no tema do projeto. Não entendi bem uma das questões colocada: a palestra foi na escola? A turma pôde assistir, perguntar, debater? SE não, como esses conhecimentos foram levados e analisados com a turma? Como aprofundaram seus conhecimentos mediante atividades de pesquisa? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    A palestra foi no predio 81 da PUC.
    Participei da palestra para aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, pois alguns pais mostraram interesse pelo tema, inclusive contribuindo com indicação de Vídeos para o Projeto. Desta forma, na sequência do Projeto vamos elaborar uma oficina para os pais, onde vamos refletir um pouco sobre a importância das parceria entre escola e família para evitar estas agressões.
    Os links disponibilizados pelo INSCER foram compartilhados com os pais dos alunos!

    ResponderExcluir